Salve, salve.
Já falamos um pouco sobre a construção de personagem, sobre habilidades, Power-Up e Stress, então chegou o momento de tratar de Combate que, como na maioria dos sistemas de TTRPG, é algo bem importante.
Durante o combate, um Ataque é realizado contra um inimigo quando a personagem for bem-sucedida na sua rolagem de 1d20+Ataque contra a Defesa do alvo. Se o ataque é bem-sucedido, a personagem rola a quantidade de dados Stress (de acordo com a Habilidade Especial utilizada) e reduz do resultado a resistência do alvo (e absorção, se for utilizada). O que sobra vai para o controle de Stress.
Mas como funciona o combate em Press Start to Power-Up!!?
Primeiro, temos que falar sobre Pontos de Ação. Toda a personagem possui 3 Pontos de Ação para realizar suas “ações” na rodada (cada rodada tem 3 turnos e uma personagem pode realizar ações que gastem 1, 2 ou 3 Pontos de Ação no turno ativo). Uma personagem só pode agir no turno se tiver pelo menos 1 Ponto de Ação disponível.
Com 1 Ponto de Ação, a personagem pode, por exemplo, realizar um Ataque, ativar uma Habilidade Especial Avançada, realizar um movimento entre uma Zona ou Setor… Com 2 Pontos de Ação, pode realizar uma manobra de Defesa ou Mirar, e com 3 Pontos de Ação, pode realizar uma Defesa Total.
Também precisamos falar sobre a Iniciativa. A Iniciativa é uma rolagem de 1d20 + Balanço (adicione Ímpeto + Nível para desempate). Definido o primeiro a agir, segue-se em ordem anti-horária até que os 3 turnos sejam finalizados. Fica a critério do grupo decidir se a cada nova rodada, será realizada uma nova rolagem de Iniciativa (eu particularmente aprovo).
E então nós temos o Mapa de Combate. Press Start to Power-Up!! não é um jogo tático (mas pode ser se você quiser) e utiliza um mapa de combate de zonas e setores que influencia na movimentação das personagens e com possíveis penalidades de ataque.
Combates que estejam acontecendo na mesma Zona e Setor, sempre serão combates próximos e a Dificuldade sempre será a Defesa do Inimigo (sem considerar possíveis bônus ou penalidades). Como um combate abstrato, pense que as personagens engajadas na luta estão se movimentando de lá para cá, subindo em telhados, correndo por dentro de prédios, etc., e sempre com alguém em seu encalço.
Ataques realizados entre Zonas ou Setores diferentes sempre serão ataques a distância e a Dificuldade aumenta em +2. A dificuldade aumenta para +4 se o Ataque for entre duas Zonas ou Setores e para +8 se houver 3 Zonas ou Setores de diferença.
Durante o combate, uma personagem pode declarar que está usando Cobertura, recebendo +4 de Defesa, mas suas ações são penalizadas com -2.
——————————————————————————-
Por hoje é só, pessoal.
Acho que já deu pra ter uma ideia geral sobre como o Press Start to Power-Up!! funciona e pra fechar, no próximo texto vou falar sobre evolução de personagens.
Abx
IMPORTANTE: A imagem do post foi produzida via inteligência artificial e serve apenas para ilustrar.
Eu deixaria os termos “média” e “longe” (ou “distante”) para “mediana” e “longínqua”. Mais direto e com termos mais familiares ao dia a dia.
Os termos ainda vão mudar, a maioria pelo menos.