Apertando o Start #4: Tá na hora do Power-Up!
Read Time:2 Minute, 27 Second

Apertando o Start #4: Tá na hora do Power-Up!

0 0

Salve, Salve.

Hoje vou falar sobre uma mecânica bem importante do sistema (não por menos, está no nome do jogo), o Power-Up, que é a barra de especial da personagem, carregada ponto a ponto a medida que certas condições são atingidas em jogo (por exemplo, acertar um ataque contra um alvo).

A barra de Power-Up tem 10 níveis e cada nível é formado por 6 pontos. A ideia aqui é emular jogos de beat’n’up clássicos (como Cadillacs & Dinosaurs — sim, gastei muitas, mas muitas fichas no fliperama para zerar o jogo) e jogos de luta um contra um (estilo Street Fighter), então, quando mais porrada e Stress você causa no adversário, mais rápido sua barra de especial carrega.

Mas afinal, o que o Power-Up faz?

Toda a personagem possui quatro Habilidades Especiais, sendo duas Básicas e duas Avançadas. As Básicas são as habilidades comuns (um ataque de machado chamado Cutelo de Odin, um poder de cura chamado Esfera de Aerith, uma bola de fogo chamada Cuspe de Dragão, etc.) e sempre vão causar 1 dado de Ímpeto de resultado. As Avançadas (um jato de fogo chamado Sopro de Tiamat, uma chuva de flechas ácidas chamada Chuva Mortal do Caçador, uma explosão chamada Buraco Negro, etc.) só podem ser ativadas com a queima de Power-Up e causam 1 dado de Ímpeto mais X dados de Ímpeto igual a quantidade de níveis utilizados (limitado ao nível de Ímpeto da personagem).

Exemplo: A personagem de Guilherme tem 4 níveis completo de Power-Up e decide usar a habilidade avançada Super Canhão Sônico. O ataque é bem-sucedido e como a personagem tem 3 de Ímpeto, pode queimar até 3 níveis para causar 4d6 de Stress no alvo (1d6 natural + 3d6 do Power-Up).

Há formas de você aumentar ainda mais a quantidade de dados de resultado, seja evoluindo a Habilidade Especial ou gastando mais Pontos de Ação.

Exemplo: Goku, quando quer lançar um kamehameha mais poderoso, ele carrega o golpe por alguns “episódios”. Em Press Start to Power-Up!! isso é emulado com o gasto adicional de 1 Pontos de Ação (o que permite queimar Power-Up além do limite) para aumentar o resultado da Habilidade Especial Avançada em +2 dados.

Outro efeito da queima de Power-Up em uma Habilidade Especial Avançada é que, como “bônus”, você rola 1d10 extra para descobrir qual a recompensa o seu alvo derruba ao receber o ataque (quem sabe um Curativo pra curar seu 1 ponto de Stress ou mesmo um Energético pra ganhar um bônus na sua próxima rolagem…), mas fique atento, a personagem perde Power-Up se receber pelo menos 1 hit de Stress do ataque inimigo!

——————————————————————————-

Por hoje é só, pessoal.
No próximo texto vou falar sobre Stress, que é a forma como o “dano” em Press Start to Power-Up!! funciona.
Abx

IMPORTANTE: A imagem do post foi produzida via inteligência artificial e serve apenas para ilustrar.

About Post Author

Guilherme Moraes

Me chamo Guilherme Moraes, mas a maioria das coisas que faço assino apenas como G. Moraes. Nas redes você me encontra como guimasmoraes ou guimas_moraes, mas já adianto que posto de forma errática (estou tentando postar mais). Sou o fundador e Editor Geral da RetroPunk Publicações, uma editora de RPG brasileira com 14 anos de mercado. Já estive envolvido na localização de mais de 150 títulos, entre publicações impressas e digitais, e responsável por algumas edições de projetos originais. Também comecei o desenvolvimento de jogos tabuleiros, além de escrever contos, novelas e muitos universos de RPG, mas nunca finalizei nenhum deles. Atualmente tenho me interessado muito sobre Storytelling, Worldbuilding e desenvolvimento de jogos digitais. Além disso, estou escrevendo mais, focando mais e tentando finalizar mais.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Apertando o Start #3: Rolagens vs Dificuldades
Next post Apertando o Start #5: Stress