Apertando o Start #2: Atributos e Características Secundárias
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Apertando o Start #2: Atributos e Características Secundárias

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Salve, Salve.

Eu tenho TOC, então, depois que publiquei o texto de ontem, acho que reli umas 8x e notei que deixei de fora uma informação importante sobre os atributos: por que diabos temos 6 subatributos?

Bem, na versão 0.1 de Press Start nós tínhamos três atributos (Corpo, Mente e Alma). Na versão 0.2, tínhamos quatro atributos (Músculos, Intelecto, Vitalidade e Ímpeto). Para a versão 0.3 removemos Vitalidade (incorporando o mesmo no valor de Músculos) e voltamos a ter apenas três atributos: Músculos, Intelecto e Ímpeto (sem os subatributos).

Por mais que o playteste da versão 0.3 tenha funcionado dentro do esperado, o feedback de um dos jogadores (Lauri Jr., estou olhando para você) apontou que as personagens eram “relativamente iguais”, isto é, havia pouca variação nos atributos para que cada personagem, durante a criação, tivesse um caráter “único”. Foi então que, na versão 0.4, adicionamos os subatributos de Músculo e Intelecto, e redistribuímos suas “funções” mecânicas. Dessa forma, consegui (espero) dar unicidade a cada personagem sem perder a funcionalidade de cada subatributo.

E para fechar a questão de atributos e subatributos em Press Start to Power Up!!, decidi adicionar informações sobre as Características Secundárias já que estão relacionadas diretamente ao conjunto do atributo Músculos (Intelecto e seus subatributos influenciam em Ações Comuns e no futuro escreverei um texto sobre esse assunto).

  • Ataque é o bônus que o jogador ou jogadora deve somar à rolagem quando agredir um adversário fisicamente. O coeficiente de Ataque é o resultado de Força + Ímpeto + Nível.
  • Defesa é dificuldade que o adversário precisa igualar quando está agredindo a sua personagem. O coeficiente de Defesa é o resultado de 10 + Balanço + Ímpeto + Nível. Dependendo do cenário, vestir uma armadura pode fornecer bônus, neste caso, o jogador ou jogadora deve adicionar este valor na equação.
  • Resistência é a quantidade de Hits de Stress de um ataque que o seu “corpo” anula automaticamente antes de realmente começar a receber “dano”. O coeficiente de Resistência é o resultado de Vitalidade + Ímpeto + Nível divididos por 2.

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Agora sim, com o texto de hoje fechamos a parte sobre atributos e sua influência em Press Start to Power-Up!!. Claro, ainda falta falar sobre Ímpeto, mas esse assunto terá um texto exclusivo. No próximo texto vou falar como funcionam as rolagens.
Abx

IMPORTANTE: A imagem do post foi produzida via inteligência artificial e serve apenas para ilustrar.

About Post Author

Guilherme Moraes

Me chamo Guilherme Moraes, mas a maioria das coisas que faço assino apenas como G. Moraes. Nas redes você me encontra como guimasmoraes ou guimas_moraes, mas já adianto que posto de forma errática (estou tentando postar mais). Sou o fundador e Editor Geral da RetroPunk Publicações, uma editora de RPG brasileira com 14 anos de mercado. Já estive envolvido na localização de mais de 150 títulos, entre publicações impressas e digitais, e responsável por algumas edições de projetos originais. Também comecei o desenvolvimento de jogos tabuleiros, além de escrever contos, novelas e muitos universos de RPG, mas nunca finalizei nenhum deles. Atualmente tenho me interessado muito sobre Storytelling, Worldbuilding e desenvolvimento de jogos digitais. Além disso, estou escrevendo mais, focando mais e tentando finalizar mais.
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