Apertando o Start #3: Rolagens vs Dificuldades
Read Time:2 Minute, 9 Second

Apertando o Start #3: Rolagens vs Dificuldades

0 0

Salve, salve.

Primeiro, finalizei a primeira versão de playteste de Press Start to Power-Up!!. EAYYY!!!!!

Sou suspeito, claro, mas a aventura introdutória ficou muito bacana. Agora vou realizar mais um teste interno pra ver se não há nenhuma ponta que precise ser aparada e em breve começarei a narrar para grupos fechados aleatórios (fiquem atentos no grupo de Whats da RetroPunk pelas chamadas) antes de disponibilizar para download público. Feedbacks para correções. Sempre.

Anúncio legal realizado, bora falar mais um pouco sobre o sistema?

Em Press Start to Power-Up!! uma jogada requer uma rolagem de 1d20 + bônus e precisam igualar a Dificuldade para ser bem-sucedida. Ataques são feitos contra a Defesa dos Inimigos, enquanto Ações Comuns (por exemplo, abrir uma fechadura, investigar uma sala, persuadir uma pessoa) são feitos contra uma Dificuldade pré-estabelecida. O nível de Dificuldade pode ser alterada devido as acontecimentos (para mais ou para menos).

Exemplo: Um Soldado tentando se infiltrar numa base se operações fortemente vigiada por canhões de luzes que varrem o pátio em busca de intrusos pode ter que jogar sua furtividade contra 20, assim como Ladino tentando abrir uma fechadura para sair da sala enquanto um gás mortal corrosivo inunda o ambiente…

Além disso, no sistema temos o que chamamos de Perfect (sucesso decisivo) e Defeat Fatality (falha crítica). Perfect acontece quando o 20 natural resulta na rolagem do1d20 enquanto Defeat Fatality acontece quando o 1 aparece. Tanto Perfect quanto Defeat Fatality tem consequências mecânicas: no primeiro a personagem é bem-sucedida na ação independente da Dificuldade e recebe 2 níveis completos de Power-Up (em breve teremos um texto sobre essa mecânica central do sistema) enquanto o segundo remove 2 Pontos de Ação (mais sobre isso em breve).

Uma personagem pode realizar um Ação contra outra personagem (jogadora ou não), neste caso é uma Ação Resistida. Se a ação for bem-sucedida, tanto a personagem quanto o seu alvo rolam seus respectivos subatributos, o maior resultado vence.

Exemplo: A personagem de Guilherme está tentando segurar um agressor. Ele rola seu ataque e é bem-sucedido, agarrando o alvo em um mata-leão, mas como é uma ação resistida, Guilherme e o alvo rolarão novamente (Guilherme para continuar segurando, o alvo para se soltar). Guilherme tirou 12 em sua rolagem enquanto o alvo tirou 14. A personagem de Guilherme não conseguiu segurar o agressor.

——————————————————————————-

Por hoje é só, pessoal.
No próximo texto vou falar sobre Power-Up, uma mecânica muito importante para o sistema.
Abx

IMPORTANTE: A imagem do post foi produzida via inteligência artificial e serve apenas para ilustrar.

About Post Author

Guilherme Moraes

Me chamo Guilherme Moraes, mas a maioria das coisas que faço assino apenas como G. Moraes. Nas redes você me encontra como guimasmoraes ou guimas_moraes, mas já adianto que posto de forma errática (estou tentando postar mais). Sou o fundador e Editor Geral da RetroPunk Publicações, uma editora de RPG brasileira com 14 anos de mercado. Já estive envolvido na localização de mais de 150 títulos, entre publicações impressas e digitais, e responsável por algumas edições de projetos originais. Também comecei o desenvolvimento de jogos tabuleiros, além de escrever contos, novelas e muitos universos de RPG, mas nunca finalizei nenhum deles. Atualmente tenho me interessado muito sobre Storytelling, Worldbuilding e desenvolvimento de jogos digitais. Além disso, estou escrevendo mais, focando mais e tentando finalizar mais.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

2 thoughts on “Apertando o Start #3: Rolagens vs Dificuldades

  1. O bônus vão ser tão altos que será possível atingir a dificuldade 50? ou está dentro da regra de power up?

    1. Existe um escalonamento, apesar que ainda está em teste. Pensa assim, você está jogando um RPG de videogame e leva seu personagem de nível baixo para uma área do mapa com personagens de nível bem maiores… É esse efeito que a Dificuldade busca emular. Você provavelmente irá falhar, mas sempre tem chances de tirar um resultado 20, que é sucesso independente da Dificuldade (faltou isso no texto, vou adicionar rsrs).

      Um outro exemplo: a personagem de nível vai tentar persuadir um rei. A narradora pergunta “certo, o que você irá dizer” e o jogador responde “se ele não nos der acesso ao inventário mágico dele, um cometa irá cair e destruir a cidade”. A narradora define que a Dificuldade do teste será Lendário. rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Apertando o Start #2: Atributos e Características Secundárias
Next post Apertando o Start #4: Tá na hora do Power-Up!