Apertando o Start #1: Atributos
Read Time:2 Minute, 9 Second

Apertando o Start #1: Atributos

1 0

Press Start to Power-Up!! é um sistema de regras genérico e minimalista que estou desenvolvendo. Meu foco é buscar uma forma de emular alguns jogos de videogame (principalmente os de fliperama) ao mesmo tempo que consigo transpor de uma forma funcional os combates de anime.

O sistema de regras de Press Start está na sua versão 0.4.1 (ficha de personagem a seguir).

Atualmente o sistema conta com três atributos: Músculos, Intelecto e Ímpeto.

  • Músculos trata sobre o corpo da personagem, como sua força, sua agilidade e resistência.
  • Intelecto é sobre a inteligência, a lógica e a criatividade da personagem.
  • Ímpeto é literalmente a força de vontade e o desejo de ser bem-sucedida diante do desafio.

Tanto Músculos quanto Intelecto possuem, cada um, três subatritbutos. No caso de Músculos temos Balanço, Força e Vitalidade. Já em Intelecto temos Esperteza, Lógica e Concentração.

  • Balanço é sobre o gingado de corpo, enquanto Força e Vitalidade são literalmente o que significam. Estes três subatributos fornecem bônus, respectivamente para a Defesa, o Ataque e a Resistência da personagem.
  • Esperteza é sobre relações sociais, enquanto Lógica é o entendimento e aprendizado de mundo e Concentração é o foco mental da personagem. Sim, estes três subatributos também fornecem bônus em rolagens, mas em rolagens de Ações Comuns.

Para personagens de Nível 1, o jogador ou jogadora distribui cinco pontos da forma que quiser em Músculos e Intelecto. Em seguida distribui a quantidade de pontos alocados em cada um dos atributos, em seus respectivos subatributos (sim, vai ter subatributo que poderá ficar com zero, porque depende muito da escolha do jogador ou jogadora para sua personagem).

Exemplo: Guilherme quer fazer um lutador de rua, então decide distribuir os 5 pontos da seguinte maneira: 5 para Músculos (+4 pontos) e 2 para Intelecto (+1 ponto). Em seguida, aloca os pontos de Músculos como Balanço 1, Força 3 e Vitalidade 1; e finaliza alocando os pontos de Intelecto como Esperteza 2, Lógica 0 e Concentração 0.

O jogador ou jogadora não distribui pontos em Ímpeto, pois o valor deste atributo é a soma de Músculos e Intelecto dividido por três (arredondado para baixo), e o tipo de dado inicial é d6 (vamos falar mais sobre Ímpeto em outro texto).

Exemplo: A personagem de Guilherme possui Músculos 5 e Intelecto 2, seu valor de Ímpeto será 2 (5+2/3 = 2,33 = 2).

——————————————————————————-

Por hoje é só, pessoal.
No próximo texto vou falar um pouco sobre rolagens vs dificuldade.
Abx

IMPORTANTE: A imagem do post foi produzida via inteligência artificial e serve apenas para ilustrar.

About Post Author

Guilherme Moraes

Me chamo Guilherme Moraes, mas a maioria das coisas que faço assino apenas como G. Moraes. Nas redes você me encontra como guimasmoraes ou guimas_moraes, mas já adianto que posto de forma errática (estou tentando postar mais). Sou o fundador e Editor Geral da RetroPunk Publicações, uma editora de RPG brasileira com 14 anos de mercado. Já estive envolvido na localização de mais de 150 títulos, entre publicações impressas e digitais, e responsável por algumas edições de projetos originais. Também comecei o desenvolvimento de jogos tabuleiros, além de escrever contos, novelas e muitos universos de RPG, mas nunca finalizei nenhum deles. Atualmente tenho me interessado muito sobre Storytelling, Worldbuilding e desenvolvimento de jogos digitais. Além disso, estou escrevendo mais, focando mais e tentando finalizar mais.
Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

7 thoughts on “Apertando o Start #1: Atributos

  1. Achei bem interessante. O início do texto me faz acreditar que há uma leve inspiração em Fabula Ultima, mas esse sistema me pareceu ser mais dinâmico!

    1. Olha, vou deixar o Fabula Ultima de fora das inspirações porque, infelizmente, nunca li ou folhei o livro. De fato, acho que o jogo é uma junção de muitos sistemas e ao mesmo tempo nenhum, e em todo o processo busquei deixar o mais dinâmico possível. Os playtestes que fiz confirmaram, mas é meu “filho”, vamos ver quais serão os feedbacks públicos. No mais, obrigado por perder seu tempo lendo meu texto. 🙂

      Abx

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aventureiro partindo em uma nova missão Previous post Missão Secundária Aceita!
Next post Apertando o Start #2: Atributos e Características Secundárias