Apertando o Start #5: Stress
Read Time:2 Minute, 5 Second

Apertando o Start #5: Stress

0 0

Salve, salve.

Hoje vamos falar sobre como Stress funciona, isto é, como o “dano” em Press Start to Power-Up!! funciona.

Bem, cada personagem, independente de nível, pode receber até 20 hits de Stress (seja proveniente de ataques físicos ou mentais) antes que desmaie de exaustão (Knock-down) no 21º hit.

Mas como a personagem recebe Stress? Sempre que um ataque igualar ou superar a Defesa do adversário, a personagem causa uma quantidade de hits de Stress de acordo com a habilidade especial utilizada.

Ao receber Stress você marca uma quantidade de “bolinhas” na ficha da personagem, mas fique atento, acumular Stress vai penalizar as rolagens: a cada 5 pontos de Stress recebido, você recebe uma penalidade acumulativa de -1 (máximo de -4).

Há duas mecânicas em Press Star to Power-Up!! para evitar Stress. A primeira é a Resistência da própria personagem, que remove automaticamente pontos de Stress do total sofrido no ataque.

Exemplo: O adversário causa 8 hits de Stress em seu ataque. A personagem de Guilherme tem Resistência 4, reduzindo a quantidade de hits de Stress sofrido para 4.

A segunda mecânica se chama Absorção. Personagens tem uma quantidade de marcadores igual a sua Absorção que, quando utilizados, anula uma quantidade de Hits de Stress igual ao Ímpeto + Nível da personagem. Absorção nunca remove Stress já sofrido.

Exemplo: Continuando o exemplo anterior, o combate não está seguindo conforme o planejado e se a personagem de Guilherme receber esses 4 Hits de Stress, vai acumular um total 16 e acabar com suas rolagens penalizadas com -3. Guilherme decide gastar seu último marcador de Absorção para anular mais 3 Hits de Stress (Ímpeto 2 + Nível 1 da personagem), reduzindo o total de hits de Stress sofrido para 1.

Stress não é permanente, assim, uma personagem remove Stress em combate através de habilidades especiais de suporte. Fora de combate, entre Marcos Narrativos, uma personagem remove Stress por recuperação natural (2x sua Vitalidade por hora), por primeiros socorros (4x sua Vitalidade por hora) ou por tratamento hospitalar (8x sua Vitalidade por hora). Uma personagem também pode utilizar suas habilidades especiais de suporte entre os Marcos Narrativos, neste caso, o alvo sempre recupera a quantidade cheia de dados de Ímpeto (limitado a Ímpeto da personagem, mesmo que seja uma habilidade especial avançada).

——————————————————————————-

Por hoje é só, pessoal.
No próximo texto vou falar sobre combate em Press Start to Power-Up!! funciona.
Abx

IMPORTANTE: A imagem do post foi produzida via inteligência artificial e serve apenas para ilustrar.

About Post Author

Guilherme Moraes

Me chamo Guilherme Moraes, mas a maioria das coisas que faço assino apenas como G. Moraes. Nas redes você me encontra como guimasmoraes ou guimas_moraes, mas já adianto que posto de forma errática (estou tentando postar mais). Sou o fundador e Editor Geral da RetroPunk Publicações, uma editora de RPG brasileira com 14 anos de mercado. Já estive envolvido na localização de mais de 150 títulos, entre publicações impressas e digitais, e responsável por algumas edições de projetos originais. Também comecei o desenvolvimento de jogos tabuleiros, além de escrever contos, novelas e muitos universos de RPG, mas nunca finalizei nenhum deles. Atualmente tenho me interessado muito sobre Storytelling, Worldbuilding e desenvolvimento de jogos digitais. Além disso, estou escrevendo mais, focando mais e tentando finalizar mais.
Happy
Happy
100 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

2 thoughts on “Apertando o Start #5: Stress

  1. Acho que já disseste que já testaste o jogo em outra postagem. Não são muitos pontos de ‘estresse’? Já experimentou com bem menos? Dá mais angústia e adrenalina.

    Eu meus jogos eu também uso estresse, e deixo de maneira vertical nas fichas, assim é possível usar um clipe de papel para evitar riscar e apagar constantemente.

    1. A priori 20 esta na medida certa, mas tem q testar mais. A ficha por enquanto tb é só um design temporário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous post Apertando o Start #4: Tá na hora do Power-Up!
Next post Apertando o Start #6: Combate