Salve, Salve.
Hoje vou falar sobre uma mecânica bem importante do sistema (não por menos, está no nome do jogo), o Power-Up, que é a barra de especial da personagem, carregada ponto a ponto a medida que certas condições são atingidas em jogo (por exemplo, acertar um ataque contra um alvo).
A barra de Power-Up tem 10 níveis e cada nível é formado por 6 pontos. A ideia aqui é emular jogos de beat’n’up clássicos (como Cadillacs & Dinosaurs — sim, gastei muitas, mas muitas fichas no fliperama para zerar o jogo) e jogos de luta um contra um (estilo Street Fighter), então, quando mais porrada e Stress você causa no adversário, mais rápido sua barra de especial carrega.
Mas afinal, o que o Power-Up faz?
Toda a personagem possui quatro Habilidades Especiais, sendo duas Básicas e duas Avançadas. As Básicas são as habilidades comuns (um ataque de machado chamado Cutelo de Odin, um poder de cura chamado Esfera de Aerith, uma bola de fogo chamada Cuspe de Dragão, etc.) e sempre vão causar 1 dado de Ímpeto de resultado. As Avançadas (um jato de fogo chamado Sopro de Tiamat, uma chuva de flechas ácidas chamada Chuva Mortal do Caçador, uma explosão chamada Buraco Negro, etc.) só podem ser ativadas com a queima de Power-Up e causam 1 dado de Ímpeto mais X dados de Ímpeto igual a quantidade de níveis utilizados (limitado ao nível de Ímpeto da personagem).
Exemplo: A personagem de Guilherme tem 4 níveis completo de Power-Up e decide usar a habilidade avançada Super Canhão Sônico. O ataque é bem-sucedido e como a personagem tem 3 de Ímpeto, pode queimar até 3 níveis para causar 4d6 de Stress no alvo (1d6 natural + 3d6 do Power-Up).
Há formas de você aumentar ainda mais a quantidade de dados de resultado, seja evoluindo a Habilidade Especial ou gastando mais Pontos de Ação.
Exemplo: Goku, quando quer lançar um kamehameha mais poderoso, ele carrega o golpe por alguns “episódios”. Em Press Start to Power-Up!! isso é emulado com o gasto adicional de 1 Pontos de Ação (o que permite queimar Power-Up além do limite) para aumentar o resultado da Habilidade Especial Avançada em +2 dados.
Outro efeito da queima de Power-Up em uma Habilidade Especial Avançada é que, como “bônus”, você rola 1d10 extra para descobrir qual a recompensa o seu alvo derruba ao receber o ataque (quem sabe um Curativo pra curar seu 1 ponto de Stress ou mesmo um Energético pra ganhar um bônus na sua próxima rolagem…), mas fique atento, a personagem perde Power-Up se receber pelo menos 1 hit de Stress do ataque inimigo!
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Por hoje é só, pessoal.
No próximo texto vou falar sobre Stress, que é a forma como o “dano” em Press Start to Power-Up!! funciona.
Abx
IMPORTANTE: A imagem do post foi produzida via inteligência artificial e serve apenas para ilustrar.
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