Press Start to Power-Up!! é um sistema de regras genérico e minimalista que estou desenvolvendo. Meu foco é buscar uma forma de emular alguns jogos de videogame (principalmente os de fliperama) ao mesmo tempo que consigo transpor de uma forma funcional os combates de anime.
O sistema de regras de Press Start está na sua versão 0.4.1 (ficha de personagem a seguir).
Atualmente o sistema conta com três atributos: Músculos, Intelecto e Ímpeto.
- Músculos trata sobre o corpo da personagem, como sua força, sua agilidade e resistência.
- Intelecto é sobre a inteligência, a lógica e a criatividade da personagem.
- Ímpeto é literalmente a força de vontade e o desejo de ser bem-sucedida diante do desafio.
Tanto Músculos quanto Intelecto possuem, cada um, três subatritbutos. No caso de Músculos temos Balanço, Força e Vitalidade. Já em Intelecto temos Esperteza, Lógica e Concentração.
- Balanço é sobre o gingado de corpo, enquanto Força e Vitalidade são literalmente o que significam. Estes três subatributos fornecem bônus, respectivamente para a Defesa, o Ataque e a Resistência da personagem.
- Esperteza é sobre relações sociais, enquanto Lógica é o entendimento e aprendizado de mundo e Concentração é o foco mental da personagem. Sim, estes três subatributos também fornecem bônus em rolagens, mas em rolagens de Ações Comuns.
Para personagens de Nível 1, o jogador ou jogadora distribui cinco pontos da forma que quiser em Músculos e Intelecto. Em seguida distribui a quantidade de pontos alocados em cada um dos atributos, em seus respectivos subatributos (sim, vai ter subatributo que poderá ficar com zero, porque depende muito da escolha do jogador ou jogadora para sua personagem).
Exemplo: Guilherme quer fazer um lutador de rua, então decide distribuir os 5 pontos da seguinte maneira: 5 para Músculos (+4 pontos) e 2 para Intelecto (+1 ponto). Em seguida, aloca os pontos de Músculos como Balanço 1, Força 3 e Vitalidade 1; e finaliza alocando os pontos de Intelecto como Esperteza 2, Lógica 0 e Concentração 0.
O jogador ou jogadora não distribui pontos em Ímpeto, pois o valor deste atributo é a soma de Músculos e Intelecto dividido por três (arredondado para baixo), e o tipo de dado inicial é d6 (vamos falar mais sobre Ímpeto em outro texto).
Exemplo: A personagem de Guilherme possui Músculos 5 e Intelecto 2, seu valor de Ímpeto será 2 (5+2/3 = 2,33 = 2).
——————————————————————————-
Por hoje é só, pessoal.
No próximo texto vou falar um pouco sobre rolagens vs dificuldade.
Abx
IMPORTANTE: A imagem do post foi produzida via inteligência artificial e serve apenas para ilustrar.
Achei bem interessante. O início do texto me faz acreditar que há uma leve inspiração em Fabula Ultima, mas esse sistema me pareceu ser mais dinâmico!
Olha, vou deixar o Fabula Ultima de fora das inspirações porque, infelizmente, nunca li ou folhei o livro. De fato, acho que o jogo é uma junção de muitos sistemas e ao mesmo tempo nenhum, e em todo o processo busquei deixar o mais dinâmico possível. Os playtestes que fiz confirmaram, mas é meu “filho”, vamos ver quais serão os feedbacks públicos. No mais, obrigado por perder seu tempo lendo meu texto. 🙂
Abx
Que isso, não foi perda de tempo. Achei o sistema super interessante! 😀
Bem interessante! Qual I.A. usaste para a imagem?
Gilson
Estou usando o Bing (Edge da Microsoft) que faz as artes usando uma instância Dalle da OpenIA.
Bem bacana! Construí um jogo focado em combate rápido. Se quiser, segue o perfil no Catarse para algumas programações que estão sendo pensadas para os próximos meses.
http://www.catarse.me/videogame_de_papel
Opa, vou dar uma olhada sim!